top of page
Paula Tavares Amaral

Terapeuta em Bioneuroemoção

(Lisboa, Portugal)
Formações Específicas em:

Terapia Multidimensional

Meditação Transcendental

Reiki Master 

Nasci em 1967, em Moçambique e moro há 40 anos em Tavira, Portugal, país generoso que me acolheu, onde constituí a minha família e tem sido o cenário da minha jornada de busca, cura e evolução. Ao longo do caminho encontrei pessoas e ferramentas maravilhosas que contribuíram para o que hoje sou . Gosto de me imaginar como um espelho onde as pessoas têm espaço para se olharem sem julgamentos, e testemunho belíssimos processos de crescimento e transformação com os  quais também aprendo e me transformo.

O que é?

A Bioneuroemoção é um método, criado pelo psicólogo espanhol Enric Corbera, que propõe uma visão holística e integradora da saúde e que permite otimizar os tratamentos que o cliente recebe, sejam eles alopáticos, complementares ou tradicionais.

A Bioneuroemoção estuda a relação que existe entre as emoções inconscientes desencadeadas por situações que o indivíduo vivencia como um impacto, a localização e expressão no sistema nervoso e as modificações que acontecem em sua biologia.

Noutras palavras, quando um indivíduo sofre um impacto emocional, este possui a característica de ser inesperado e intenso demais, afetando a pessoa a nível emocional, psíquico e orgânico, ao mesmo tempo.

Para a Bioneuroemoção a doença tem um sentido e surge como um programa biológico de adaptação, podendo afetar um órgão determinado, como consequência de um conflito que a mente não conseguiu resolver.

A Bioneuroemoção também sustenta que muitas vezes as respostas biológicas (doenças ou comportamentos) de adaptação aos conflitos que permanecem sem se resolverem provêm de programas herdados de gerações anteriores o que em Bioneuroemoção chamamos de Transgeracional.

Para que serve?

A Bioneuroemoção tem como objetivo encontrar o sentido biológico do sintoma ou doença para que o indivíduo tome consciência de - porque é que o seu inconsciente lhe está a fornecer essa solução biológica.

Pretende que o indivíduo perceba que a doença não é algo externo que simplesmente acontece e que não tem nada a ver com ele, senão que compreenda que dentro desse sintoma/doença existe uma informação do inconsciente que tem algo para lhe dizer. Este entendimento permite-nos entrar no paradigma que há muitos anos nos sinalizou Carl G. Jung, de que a doença é o esforço que faz a natureza para curar o homem.

Este método baseado na Biodescodificação das doenças está em clara expansão em alguns países do sul da Europa e da América do Sul, revolucionando a forma como se encara a saúde.

 

Esta metodologia é baseada na investigação realizada pelo Dr. Salomon Sellam. Médico de formação, ao longo da sua carreira que procurou aprofundar o estudo da influência das emoções sobre o corpo, tendo inclusive escrito dezenas de livros bastante elucidativos baseados em constatações clínicas e práticas. 

 

Parte do principio que a doença não passa de um mecanismo de adaptação ao meio ambiente no qual nos encontramos inseridos. Na origem dos sintomas encontra-se o fenómeno chamado Conversão Biológica, originado pelas várias experiências emocionais reprimidas que vivemos ao longo da vida. A doença / bloqueio / mal-estar tem sempre como causa um stress emocional (biochoque ou psicochoque) reprimido em zonas específicas cerebrais, aguardando pela solução psicológica da própria pessoa.

O stress psicossomático tanto poderá surgir de experiências muito específicas ao longo da vida como de memórias dramáticas transgeracionais trazidas pelos nossos familiares antepassados.

 

"A mente é a arquitecta da nossa saúde e a Biodescodificação traz uma metodologia inovadora na descodificação bio-psicológica e transgeracional das doenças".

A emoção reprimida fica acumulada no Inconsciente Biológico (IB) como energia psíquica, criando um stress neurológico que se transforma num espectro variável de sintomas.

 

As mensagens ocultadas no IB são programas mentais ocultados por Mecanismos de Protecção Psíquica (MPP), à espera de serem descodificados e resolvidos pelo próprio consultante.

 

Com esta abordagem devolve-se total responsabilidade à pessoa pelo seu estado de saúde, indo directamente à repressão emocional inconsciente através do seu “Ressentir” (emoção oculta) que se encontra na origem de todas as conversões somáticas físicas, orgânicas e psicológicas, funcionado como uma cirurgia psicológica.

 

Contudo, esta metodologia não se estende somente às doenças físicas. Vai desde a patologia infantil e juvenil a estados psicopatológicos em adultos, passando pela depressão, perturbação de ansiedade, transtornos obsessivos e compulsivos, disfunções sexuais e infertilidade, desordens alimentares, desordens amorosas, questões de dinheiro, carreira e outra qualquer situação em que se manifeste num bloqueio na possibilidade de viver plenamente. O campo de exploração é ilimitado, basta somente um motivo de consulta para permitir a exploração psicossomática. Mesmo quando não existe um motivo de consulta específico per se, a sua ausência já pode indiciar uma informação útil na exploração do inconsciente individual como sendo um “questionamento existencial”.

  

O Dr. Salomon Sellam realizou uma síntese que engloba sobretudo as contribuições dadas pelo Dr. Ryke Hamer (pai da Nova Medicina Germânica e do inconsciente biológico – 1980), Sigmund Freud (pai do conceito de “inconsciente individual”, 1895), George Groddeck (pai da psicossomática 1920), Carl Gustav Jung (pai do inconsciente colectivo 1935), Nicolas Abraham e Maria Torok (pais do inconsciente familiar 1975), Marc Frechet (pai do Projecto Sentido Gestacional 1970) e da medicina tradicional chinesa desde há 5000 anos.

Consequentemente, a Bioneuroemoção pretende despertar em nós uma escuta biológica que compreende que a supressão das emoções tem um impacto no nosso corpo, mente e a maneira como percebemos o mundo. Estas emoções inconscientes que não expressamos, fazem parte do nosso sistema de crenças do que é adequado ou não, decorrentes do nosso contexto social, familiar, religioso, etc.

Pretende que o indivíduo compreenda que a sua vida está condicionada por programas que provêm da árvore genealógica, levando-a a escolher situações, relações e inclusive profissões de maneira inconsciente, reforçando assim a fidelidade familiar ao clã ao qual pertence.

Pretende que o indivíduo alcance um estado de coerência emocional através do que sente, expressa e faz.

Bioneuroemoção
"O estudo da Bioneuroemoção apoia-se na experiência de numerosos investigadores e praticantes como: Groddeck, Maria Torok, Josephine Hilgard, Nicolas Abraham, Monique Bydlowski, Hamer, Anne Schützenberger, Marc Fréchet, demonstrando que as doenças não existem como tais, elas são programas biológicos carregadas de sentido.
 
Desta maneira, considera-se que a doença é um programa biológico de sobrevivência e adaptação a uma situação de impacto emocional, é o resultado dos conflitos que afetam todo ser vivo.
A BNE integra os avanços que diferentes ciências obtiveram até ao presente, propiciando o conhecimento da relação entre as emoções e o impacto no funcionamento biológico do ser humano e portanto, a influência na  sua qualidade de vida."
Enric Corbera
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page